Como Deus olha para o pecador?
16/02/2023 20:27Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se. (Lucas 15:7)

Deus, apesar de não tolerar o pecado, acolhe, conforta e oferece repouso para o pecador, pois como disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)
E disse também: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". (Marcos 2:17)
Aos pecadores, os quais somos todos, Deus tem misercórdia e nos oferece perdão, restauração e bençãos.
Mas se por um lado, Deus consola pecadores, por outro lado, Deus não terá piedade nem economizará em seu desprezo para com aqueles que cometem o pior de todos os pecados, o religioso.
O pecado religioso se manifesta naqueles que não se consideram pecadores e que pior, se consideram justos.
Este pecado é o pior de todos, pois é uma ofensa grave a Deus pelos seguintes motivos:
1 - Ao nos considerarmos sem pecado, chamamos o próprio Deus de mentiroso: Se dissermos que não temos pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:10)
2 - Glorificamos nossa carne perante Deus ao invés de glorificarmos a Cristo: "Para que nenhuma carne se glorie perante ele." (1 Coríntios 1:29)
"Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da FÉ; e isto NÃO VÊM DE VÓS, é dom de Deus.
NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie;" (Efésios 2:8,9)
3 - Tiramos o mérito de Cristo Jesus, que se sacrificou por nossos pecados para nos salvar: "Deus fez daquele que não tinha pecado algum a oferta por todos os nossos pecados, a fim de que nele nos tornássemos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:21)
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3:23,24)
Seja o único tipo de cristão que Cristo precisa para te salvar, o cristão justificado.
Não seja como eram os fariseus, que por pregarem a lei de Moisés, se achavam merecedores da glória de Deus. A estes, Cristo chamou de hipócritas.
"Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhe dizem, mas não façam o que eles fazem, pois eles não praticam o que pregam."
(Mateus 23:1-3)
Só existe um tipo de cristão. O cristão justificado.
Pois a lei não salva, mas a graça salva.
"E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê." (Atos 13:39)
"Portanto, ninguém será declarado justo diante dele confiando na obediência à Lei, pois é precisamente por meio da Lei que chegamos à irrefutável conclusão de que somos todos pecadores." (Romanos 3:20)
Texto: Ramon Ribeiro